>>

Carlos Machado

Carlos Machado

Carlos Machado - Bombeiro de 3ª

 

    Nome: Carlos Alves Machado
    Idade: 36 anos
    Data de admissão no C.B.: 1995
    Categoria: Bombeiro de 3ª classe
    Cursos: TAT, DAE, Formação FEB.

    O Carlos Machado tem toda uma vida ligada aos Bombeiros Lisbonenses. Ainda fez a Escola de Recutas à moda antiga, com um grau de exigência que não estava ao alcance de todos. Gosto particularmente do Machado, ou Bolicau – como é conhecido por todos - pelo seu carácter e humildade. Bom camarada, trabalhador e sempre disponível, são adjectivos que contrastam com o seu aspecto altruísta e semblante carregado. Hoje vamos falar sobre ele.

    Como surgiu a oportunidade de ingressar nos B.V. Lisbonenses?
    Eu era escuteiro no Grupo 7 da AEP, que à época funcionava perto do quartel dos Lisbonenses. A relação entre os Escuteiros e os Bombeiros assume laços Históricos e como tal, sempre nos vimos envolvidos em actividades conjuntas. O meu primeiro contacto com os Lisbonenses tem o seu marco no lançamento da primeira pedra do quartel em Sete-Rios e desde essa altura que os Bombeiros Voluntários Lisbonenses ficaram na minha cabeça.

    Descreva-nos o seu percurso.
    Ingressei nos Lisbonenses em 1995 e por cá andei até fazer a minha Escola de Recrutas em 1997. Sou bombeiro de 3ª classe desde então. Estive alguns anos emigrado no Reino Unido e daí ter feito um intervalo na minha actividade. Regressei recentemente e estou a adorar voltar a fazer aquilo de que sempre gostei.

    Desde o seu ingresso, qual foi o seu maior desafio? 
    Tenho alguns grandes desafios registados. Entre eles, a minha promoção para bombeiro de 3ª classe que ocorreu no mesmo dia do fogo na estação de Metro da Alameda. Recordo que foi um fim-de-semana muito intenso para todos nós; havia as cerimónias de promoção, as inundações por toda a cidade e no mesmo dia, deu-se o incêndio. É um dia que ficará na minha memória porque começámos a nossa carreira com um teste muito duro.

    Quais são os seus interesses e que hobbies pratica?
    Sou um curioso por informática. Interesso-me por Karaté e musculação.

    Como define os B.V. Lisbonenses?
    Os lisbonenses são uma casa com um património Histórico muito vasto. Sinto que temos que honrar esse passado e ser uma referência para os jovens que virão. Os Lisbonenses são uma enorme família à qual tenho o maior prazer em pertencer.

    O que é ser Bombeiro?
    Ser bombeiro é quase viciante. Depois de se entrar, sair é o mais difícil porque o “bichinho” fica cá sempre. Todos os bombeiros têm uma coisa em comum que é o gosto em ajudar o próximo, sentirmo-nos úteis numa sociedade onde cada vez mais as pessoas se centram em si.

Área Reservada