>>

David Silva

David Silva

 

David Silva - Bombeiro de 3ª

 

    O "Entre Nós" convida-o hoje a conhecer o David Silva. Um bombeiro que veio de outro Corpo de Bombeiros mas que se adaptou com extrema facilidade à casa onde hoje está.

    Não conheço muito bem o David. Mas o pouco que conheço, permite-me ter dele a noção de estar perante um homem com um coração imenso. A calma e a humildade associadas à sua experiência de vida fazem dele um bom malandro. Um malandro muito querido por todos nós.

    Nome: David José Marques da Silva
    Idade: 53 anos
    Data de admissão no C.B.: 2004 (bombeiros desde 1977)
    Categoria: Bombeiro de 3ª classe
    Cursos: TAT, DAE, Digal

    Como surgiu a oportunidade de ingressar nos B.V. Lisbonenses?
    Vim para os Lisbonenses devido a um período menos bom noutro CB de onde eu mais um grupo de colegas saímos para os Lisbonenses. 

    Descreva-nos o seu percurso.
    Vim para os Bombeiros porque tinha um irmão que já o era nos Voluntários de Lisboa e um dia, assisti a um fogo e fiquei fascinado. Decidi ser bombeiro nessa altura. Estávamos em 1977. Como já referi, inscrevi-me nos Bombeiros Voluntários da Ajuda e por lá estive muitos anos até que um dia resolvi transferir-me para os Lisbonenses onde, aliás, fui muito bem acolhido.

    Desde o seu ingresso, qual foi o seu maior desafio? 
    O meu maior desafio foi escapar a um cerco que o fogo nos fez em Aljezur. Nesse fogo estava junto do colega Reis e foi o momento mais desafiante. Em causa estava a preservação da nossa integridade. Felizmente tudo correu bem e hoje estamos aqui.

    Quais são os seus interesses e que hobbies pratica?
   O meu hobbie é os Bombeiros. Tenho uma vida absolutamente normal mas é nos Bombeiros que encontro o meu escape. É aqui que renovo as minhas energias. Às vezes gosto de pescar mas o vício dos Bombeiros é bem maior.

    Como define os B.V. Lisbonenses?
    Os Lisbonenses são uma casa que me merece todo o respeito. É uma casa com muito trabalho feito. Acolheram-me muito bem e isso não esqueço. Aqui sinto que é a minha segunda casa.

    O que é ser Bombeiro?
    Ser-se Bombeiro é ser alguém que está disposto a abdicar de si mesmo em prol de alguém; um desconhecido. É ter o espírito aberto para os outros e perceber que na nossa profissão temos que estar disponíveis para qualquer coisa.

Área Reservada